27 de outubro, 2015

#SPFW

Beleza Moda

É o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, do Hemisfério Sul e também é a quinta maior semana de moda do mundo, depois das de Paris, Milão, NY e Londres.

 

O evento começou a ser realizado no ano de 1995, com o nome de Morumbi Fashion Brasil na Bienal de São Paulo do Parque Ibirapuera, como uma evolução do Phytoervas Fashion, evento que reuniu jovens estilistas brasileiros de 1993 a 1997. Organizado pelo Grupo Luminosidade do empresário Paulo Borges o evento criou e consolidou o calendário da moda brasileira. Cinco anos após seu surgimento, a semana de moda ganhou o nome de São Paulo Fashion Week. Nos anos 2000, diversas marcas internacionais como Chanel, Versace e Gucci começaram a abrir lojas no Brasil, esse fato trouxe uma mudança significativa para a indústria têxtil do país. Impactados pela abertura da economia, promovida no Governo Collor, os empresários brasileiros se viram prontos a investir em tecnologia de ponta, maquinário e mão-de-obra especializada, para renovar e qualificar o mercado nacional, assim como se preparar para concorrer com o mercado internacional, que se instalava no Brasil.

 

Este ano o SPFW realizou a sua 40 edição e comemora 20 anos do calendário oficial da moda, o evento aconteceu do dia 18 a 23 de outubro de 2015.

Tiveram desfiles de Alexandre Herchcovitch, na abertura, Animale, Ronaldo Fraga, Lily Sarti, Uma Raquel Davidowicz , Patbo, Ellus, Iódice, Joao Pimenta, Vitorino Campos,  Gloria Coelho, Osklen, Reinaldo Lourenco, entre tantas outras marcas incríveis que admiro.

Vejam os looks das famosas durante a semana de moda em SP.

Clique para ampliar as fotos:

 

Esse ano fui convidada para o desfile da Iódice, da Estilista Simone Nunes em parceria com Waldemar Iódice. Ela assina a terceira coleção para a marca e sua inspiração foi pelo filme “Morte em Veneza “ de Luchino Visconti, que traz uma inocência andrógina à coleção, baseada no personagem do adolescente Tadzio, por quem o compositor austríaco de meia idade Gustav Von Aschenbach se apaixona platonicamente. A inspiração, porém, não para aí, também é acrescentada a pegada grunge à la Kurt Cobain, outra referência para o inverno 2016 da Iódice.

Na passarela, o resultado são peças que flertam com o estilo marinheiro com listras largas em camisas, tops e saias, arrematadas por uma boina usada de lado por algumas meninas, abotoamento duplo de uniforme (marinha, militar) nos casacos que aparecem oversize, assim como os tricôs, grandões, usados por cima de saias transparentes ou com grandes babados. Na cartela de cores, muito marinho, preto e branco com toques laranja tijolo.

 

Eu achei maravilhosa a inspiração vindo desse filme, pois a história é incrível e isso nos mostra a força que o cinema ainda tem sobre a moda, regendo tendências, a identificação do público, principalmente o feminino, com o que aparece na tela. Há muitos anos, grandes estilistas foram chamados pelos estúdios para produzir os figurinos de filmes, como é o caso da Chanel, porém existe uma grande diferença no processo de criação de um estilista e de um figurinista, por isso essa idéia de chamar estilistas foi extinta. É de grande importância a caracterização dentro de uma obra, pois através de figurinos e caracterizações impecáveis que muitos atores e personagens são eternizados, com estilos próprios, como é o caso de Charles Chaplin, Marilyn Monroe (O Pecado Mora ao Lado), Marlon Brando, Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo), Vivien Leigh (E o Vento Levou), Liz Taylor (Cleópatra), Kate Winslet (Titanic), Harrison Ford (Indiana Jones), Julia Roberts (Uma linda Mulher), Daniel Radcliffe (Harry Potter), entre outros.

 

 

 

 

E agora voltando a falar da tendência para o inverno, poderemos abusar bastante das listras e de cores como nude, preto, branco, azul marinho, verde e laranja fechados e também das transparências!! Mas e as boinas será que elas voltam com tudo?? O que vcs acham?? Comentem!!!!

 

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!
Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

1 Comentário:#SPFW

  1. Amanda Morais

    Olá Carla
    ADOREII as fotos que vc escolheu para esse post.
    E Sobre as boinas, concerteza veremos algumas por ai, mas não acho que voltam com tudo. Eu particularmente não sou muito fã rs… Beijos

Você também pode gostar de