9 de outubro, 2015

Outubro Rosa

Diário Fitness

Você sabia que outubro tem uma campanha mundial que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e combate do câncer de mama? Ela é conhecida como Outubro Rosa, teve seu inicio em 1990 nos Estados Unidos e hoje vários países participam, debatendo e divulgando materiais informativos para profissionais de saúde e para a sociedade sobre a importância do conhecimento desta doença, assim como a prevenção, detecção precoce, benefícios e riscos.

Esse é o câncer mais comum entre as mulheres mas se for diagnosticado precocemente ele tem cura. Por isso, a importância das campanhas, elas mostram o quanto o auto-exame é importante e que toda mulher, independente a idade, deve fazer. Se você ainda menstrua mensalmente, de 7 a 10 dias após a menstruação quando as mamas estarão menos sensíveis e inchadas, faça o exame e veja se há nódulos, se você não menstrua mais, escolha um dia do mês para fazer o auto-exame. Sentindo alguma mudança procure seu médico, ele também fará o exame clínico e indicará outros exames complementares como a ultrassonografia indicada para mulheres jovens e a mamografia indicada após os 40 anos, assim como outros exames complementares. Nesses exames são diagnosticados cistos, nódulos e quais os procedimentos a serem feitos, como por exemplo, punções e as biópsias.

A importância da mulher conhecer suas mamas é que reconhece mais rápido qualquer alteração como nódulos nas mamas ou nas axilas. Dor na mama ou no mamilo, vermelhidão nas mamas, inversão de mamilo, abaulamento em alguma parte da mama, secreção pelos mamilos e inchaço nos braços também são sintomas que devem ser investigados pelo seu médico. Podendo ser apenas uma inflamação, por isso a importância do auto exame e da consulta com um médico.

É importante saber que esse câncer também se manifesta em homens, em qualquer idade, sendo mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos. São diversos os fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer de mama, como: idade, fatores endócrinos, comportamentais e genéticos.

Prova da importância desse assunto, é que monumentos de diversas cidades pelo mundo, estão sendo iluminados na cor rosa. Na minha cidade natal, São Paulo, a empresa AVON montou no Parque Ibirapuera uma grande roda gigante cor de rosa, com o nome “Giro pela Vida”, onde todos podem ver a cidade do alto e quem visitar o parque até 12 de outubro será convidado a colocar um laço rosa na “árvore da vida” e tirar uma selfie que, se postada com a #giropelavida, estará doando R$1,00 para a “Casa da Mama.” Montaram também tendas com vídeos explicativos sobre o câncer de mama e mulheres acima de 40 anos, que portarem carteirinha do SUS e comprovante de residência, poderão fazer mamografia gratuitamente no local.

roda rosa ibirapuera

 

outubro rosa_25

No Rio de Janeiro, cidade que eu moro, a fachada do Palácio Guanabara foi iluminada de rosa, entre outros monumentos, como também o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, que foi iluminado pela Fundação Laço Rosa (ONG que faz doações gratuitas de perucas a mulheres que passam pelo tratamento contra a doença com patrocínio do CEPEM- Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher).

 

outubro rosa_13

 

Outras cidades que também participam da campanha:

O importante é sabermos que o câncer de mama é de difícil prevenção, mas com um diagnostico precoce a cura e de 90%. Por isso, vamos fazer todo mês o auto exame!!!

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!
Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Você também pode gostar de